A Escola de Karate do Entroncamento é um projeto já antigo no panorama desportivo do Entroncamento que se dedica à prática de Karate-Do Shotokan na sua vertente tradicional.
Iniciou-se nos anos 80 a prática de Karate-Do no Entroncamento com um primeiro grupo de pioneiros que abraçou esta arte em tempos onde esta ainda se encontrava pouco divulgada e era pouco reconhecida.
Após anos de pausa e recomeços falhados a Escola de Karate do Entroncamento estabilizou a sua presença em 1995, instalando-se no ginásio do União Futebol Entroncamento. O crescimento do grupo levou a que em 2001 se tornasse secção do clube, atingindo o seu auge com 80 atletas e 5 treinadores.
Em 2012, a AEKE foi pioneira associada na KAK (Kaizendo Associação de Karate), da JKS Portugal (Japan Karate Shoto)
Em agosto de 2019, a EKE marcou presença pela primeira vez numa competição mundial em Dublin, Irlanda, na Taça Mundial de Karate JKS. Em 2024 voltou a repetir a sua presença numa competição mundial da JKS, mas desta vez na terra berço desta arte marcial, Japão.
Desde 2016 a Escola de Karate do Entroncamento é uma associação desportiva sem fins lucrativos legalmente constituída que tem como objetivo a promoção da prática do Karate-Do junto da população.
O ano de 2024 consolidou-se como um período de profunda renovação e crescimento para a Escola. No verão, a aposta na qualidade materializou-se com a mudança para um novo dojo, um espaço com condições de excelência, projetado para potenciar o desenvolvimento dos seus atletas e elevar a prática da arte. Este investimento nas infraestruturas acompanhou a decisão estratégica de, em 2025, a associação se desvincular da KAK e da JKS, para se tornar a detentora da filiação e representante oficial em Portugal da prestigiada Hombu Dojo Karate International (HDKI), fundando a HDKI Portugal.
Neste momento, a Escola de Karate do Entroncamento encontra-se filiada a nível mundial na Hombu Dojo Karate International (HDKI).
Paralelamente à sua vertente formativa e desportiva, a AEKE assume com orgulho a sua responsabilidade social, mantendo uma forte presença na comunidade local. Exemplo disso são os projetos de sucesso desenvolvidos com a terceira idade, que levam os benefícios do Karate-Do a este público. Com base nesta experiência positiva, a Escola já se encontra a planear a expansão de iniciativas semelhantes para outros públicos-alvo, reafirmando o seu papel como agente de bem-estar na comunidade.